Os Pelourinhos do Pinhal Interior Sul
No dia 16 de Abril, pelas 18h30, o Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã foi palco da palestra "Monumentos e Sítios portugueses: Os Pelourinhos do Pinhal Interior Sul".
A referida palestra realizou-se no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, data que se assinala a 18 de Abril, tendo por orador o Dr. António Rosa, jurista de profissão, com raízes familiares na Vila de Álvaro, no município de Oleiros, bem como no município de Pampilhosa da Serra, cuja dissertação de mestrado apresentada recentemente analisou a temática dos pelourinhos a nível nacional.
Realizado o enquadramento histórico dos pelourinhos e demonstrada sua relevância a vários níveis ao longo de séculos, nomeadamente enquanto símbolos de autonomia municipal, o orador deu especial enfoque aos existentes ou já desaparecidos nos municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, focando o caso específico dos antigos pelourinhos de Álvaro e Oleiros, dos quais se conhece o paradeiro de alguns elementos que possibilitariam a sua reconstituição.
Jaime Lopes Dias, ilustre etnógrafo beirão e antigo sócio honorário da Casa da Comarca da Sertã, foi relembrado a propósito da sua obra "Pelourinhos e Fôrcas do Distrito de Castelo Branco", da qual se assinalam este ano os 80 anos da data de publicação.
Marcaram presença, nomeadamente, representantes da Liga dos Amigos da Freguesia da Amieira, da Liga de Amigos da Freguesia de Isna, da Liga Regional Os Unidos da Freguesia de Álvaro, da União Regional da Freguesia do Sobral, da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, da Associação Portuguesa de Genealogia e da Real Associação de Lisboa.
No final foi servido um beberete com o apoio da Pastelaria Suiça, propriedade do sócio Fausto Roxo, natural da freguesia de Mosteiro, município de Oleiros.
—————