Magusto 2018
O Magusto da Casa da Comarca da Sertã realizou-se na tarde do dia 11 de Novembro, reunindo diversos associados, suas famílias e amigos, nomeadamente o representante da Sertã no Conselho Regional da Casa, Dr. Manuel Luís Farinha.
Com animação musical a cargo do Grupo de Cavaquinhos e do Grupo Musicanos da ACSA - Associação Cultural Sénior de Algés, a cujos intervenientes agradecemos a disponibilidade e a excelência das interpretações, a iniciativa registou boa adesão, contrariando as expectativas, face às condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir.
Não faltaram as tradicionais castanhas, nesta edição oriundas de Oleiros e que foram oferecidas e assadas pelo sócio Jaime Amaro Mendes Barata, acompanhadas por vinho tinto e jeropiga, oriundos da freguesia do Orvalho e oferecidos por Armindo Augusto Ramos, representante de Oleiros no Conselho Regional da Casa. Também o sócio Fernando Marçal, membro do Conselho Fiscal da Casa, contribuiu para o sucesso da iniciativa, oferecendo filhós de cova da "Flor de Esteva" e merendas doces, bem como água-pé e “Angelica”, o típico licor da Sertã.
No âmbito da iniciativa e numa organização conjunta entre a Casa e a Liga Regional Os Unidos da Freguesia de Álvaro, associado colectivo que este ano celebra o 50º aniversário da sua fundação, foi inaugurada uma exposição de fotografias antigas dessa freguesia, a qual poderá ser visionada até dia 8 de Dezembro. A fotografia mais antiga exposta, uma vista geral da Vila de Álvaro, data de 1909 e é pertença de Maria de Fátima Freire Antunes, enquanto as quatro mais recentes, que registam a inauguração da Ponte de Álvaro, datam de 1983 e pertencem a Francisco António Mateus, ex-Presidente da Direcção da Liga de Amigos da Freguesia da Amieira, ambos sócios da Liga Regional Os Unidos da Freguesia de Álvaro.
—————