09/11/2016 15:16

Inauguração de estátua de D. Nuno Álvares Pereira

O Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Fernando Medina, inauguraram uma estátua de D. Nuno Álvares Pereira, na tarde do dia 6 de Novembro.

Da autoria de Augusto Cid, a referida estátua, que fica localizada no cimo da Av. Torre de Belém, no Restelo, foi benzida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. No uso da palavra, D. Nuno van Uden, em nome da Comissão São Nuno de Santa Maria, felicitou o Município de Lisboa e os lisboetas pela concretização, através do orçamento participativo, desta aspiração antiga e merecida, salientando a relevância e a actualidade do exemplo de vida de D. Nuno Álvares Pereira, personalidade incontornável na história de Portugal como nação independente, enquanto guerreiro, mas também um exemplo de abnegação e entrega ao próximo.

A Comissão São Nuno de Santa Maria foi constituída no ano da Canonização do Condestável sob o patrocínio da Ordem do Carmo em Portugal e tem como objetivo celebrar a figura de D. Nuno Álvares Pereira e divulgar a sua vida e obra. Nuno de Santa Maria, oitavo santo português, foi canonizado em Roma no dia 26 de Abril de 2009, numa celebração presidida pelo Papa Bento XVI. Nascido a 24 de Junho de 1360, em Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, pelo que é Patrono da Casa da Comarca da Sertã, Casa Regional sediada em Lisboa, veio a receber o título de «Condestável do Reino» devido aos méritos na guerra de 1385 entre Portugal e Castela e faleceu em 1431, no Convento do Carmo, em Lisboa.

Marcaram presença, nomeadamente, SSAARR os Duques de Bragança, acompanhados pelo Príncipe da Beira, SER o Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dr. Pedro Santana Lopes, o Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Pina Monteiro, que também usou da palavra, os representantes dos diversos ramos das Forças Armadas, bem como o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Real Associação de Lisboa, Dr. Nuno Pombo, e o Presidente da Casa da Comarca da Sertã, Engº Pedro Amaro.

—————

Retroceder