Inauguração da «Taberna do Quelha»
A Casa da Comarca da Sertã (CCS), através dos sócios Nuno Barata-Figueira, Paula Lourenço Teixeira e Jaime Mendes Barata, marcou presença na inauguração oficial da «Taberna do Quelha» no passado dia 15 de Julho, a convite de Anselmo Garcia Lopes, antigo Presidente da Direcção da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra e confrade da Real Confraria do Maranho.
Sita em pleno coração das Avenidas Novas da cidade de Lisboa, o seu proprietário, Manuel António Garcia Lopes da Quelha, com raízes familiares na aldeia da Cava (Madeirã, Oleiros), juntou um pequeno grupo de amigos e familiares e começou, antes de mais, por explicar que aquele estabelecimento, ao contrário de muitos outros, não era apenas uma taberna no nome, sendo-o em todos os aspectos, pois tinha feito previamente um estudo sobre as tabernas em Portugal, sua importância e influência.
De seguida foi dada a palavra a Nuno M. Barata-Figueira, Vice-Presidente da Direcção da CCS, a convite de Manuel da Quelha, para tecer umas considerações sobre Genealogia, após o que foram servidos vários petiscos típicos dos vários pontos do país. De destacar o enfoque ao maranho da Sertã, fornecido pelas Carnes Simões, empresa do nosso associado António Simões, referindo-se que esta iria ser a única casa em Lisboa a servir maranho diariamente.
—————