07/11/2018 17:57

Encerramento do Congresso Internacional «Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, SJ»

A sessão de encerramento do Congresso Internacional «Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, SJ», realizou-se no dia 6 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, e foi presidida pelo Presidente da República.

Na sua alocução, o Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa destacou aspectos da vida e obra do Padre Manuel Antunes, anunciando, no final do seu discurso, a condecoração, a título póstumo, do homenageado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

A condecoração foi entregue a Noémia Antunes, sobrinha do Padre Manuel Antunes e sócia da Casa da Comarca da Sertã, tendo o Chefe de Estado justificado esta condecoração póstuma com “o contributo singular” e “o relevo” do Padre Manuel Antunes para a cultura portuguesa.

O presente Congresso Internacional decorreu entre 2 e 6 de Novembro e foi uma iniciativa da Câmara Municipal da Sertã e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria, entre outros, com o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), e com a associação de diversas instituições científicas e culturais, nacionais e internacionais, entre as quais a Casa da Comarca da Sertã (CCS).

Na sessão de encerramento usaram também da palavra o Presidente da Comissão Científica, Prof. Doutor Guilherme de Oliveira Martins, o Pró-Reitor da Universidade Aberta, Prof. Doutor João Relvão Caetano, e o Presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes.

Marcaram também presença diversos sócios da CCS, nomeadamente o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Dr. Celso Matias da Silva, o Presidente da Direcção, Eng.º Pedro Amaro, a ex-Presidente de Direcção e sobrinha do Padre Manuel Antunes, Dra. Elisabete Simões, Maria Delfina Barata, Dr. Rui Lopes, membro da Comissão Executiva do Congresso, e o Doutor José Eduardo Franco, Presidente da Comissão Organizadora.
 

—————

Retroceder