26/04/2016 09:05
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2016
No dia 21 de Abril, pelas 19 horas, o Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã recebeu a palestra "Instituições Assistenciais no Pinhal Interior Sul – Irmandades do Espírito Santo, Misericórdias e a Ordem de Cristo".
Organizada no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, teve por oradora a Doutora Paula Figueiredo, doutorada em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Técnica Superior no SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitectónico.
Realizado o enquadramento da missão e do trabalho desenvolvido pelo SIPA, foi descrita a evolução a evolução das instituições de assistência a nível nacional, dando especial enfoque aos municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, região que, na sua quase totalidade, esteve sob o domínio da Ordem de Malta. Durante toda a Idade Média, as Irmandades do Espírito Santo foram as grandes responsáveis pelas actividades assistenciais em todo o país, sendo, a partir do séc. XVI e gradualmente, substituídas pelas Misericórdias, facto a que não terá sido alheia a subida ao trono do Rei D. Manuel I, que sucedeu ao Cardeal D. Henrique, seu tio-avô, como Mestre da Ordem de Cristo.
Marcaram presença, nomeadamente, representantes da Liga de Amigos da Freguesia de Isna, da Liga Regional Os Unidos da Freguesia de Álvaro e da União Regional da Freguesia do Sobral.
No final foi servido um Porto de Honra, a cargo de Catering dos Sabores.
—————