01/08/2024 15:15

Dia da Gastronomia de Portugal celebrado na Sertã

A Casa da Cultura, na Sertã, recebeu a celebração do Dia da Gastronomia, comemorado a 26 de Julho, tendo a Casa da Comarca da Sertã marcado presença através de Sandra Figueiredo, membro da Direcção.

Há 24 anos, a gastronomia portuguesa foi elevada a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal. Para celebrar este dia, dedicado a "um dos pilares da matriz da cultura nacional", a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) decidiu começar a dedicar um dia à celebração da gastronomia. Assim, este ano, promovido pela AHRESP, o evento Dia da Gastronomia - Património Cultural foi dedicado ao Cabrito. Do evento fizeram parte três painéis com participantes de sectores diversos, tendo a moderação ficado a cargo da jornalista da SIC Sara Tainha.

A sessão de abertura foi marcada pelos contributos de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Moura, Presidente da Direção da AHRESP e Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, que enalteceram o papel da Gastronomia para o desenvolvimento das regiões e do cabrito para a alimentação, tendo ainda abordado o preponderante papel deste para a economia local.

Os painéis debateram a importância da caprinocultura e da pastorícia para a sustentabilidade dos ecossistemas, assim como para a preservação da cultura gastronómica da região beirã. Teve ainda enfoque o valor do cabrito para a dieta mediterrânea e também para a gastronomia portuguesa.

A celebração incluiu um almoço de cabrito confeccionado sob a batuta do Chef Vítor Sobral e no final da jornada de debates, junto ao forno comunitário da Alameda da Carvalha, os participantes tiveram oportunidade de degustar uma sandes de cabrito também elaborada pelo reputado Chef de Cozinha.

—————

Retroceder