Dia de Vila de Rei na Casa da Comarca da Sertã
O concelho de Vila de Rei, um dos municípios da Casa da Comarca da Sertã (CCS) e onde se localiza o centro geodésico de Portugal, esteve em destaque na CCS, no dia 27 de Junho.
Constituída por vários momentos, com esta iniciativa, organizada em estreita colaboração com a Autarquia, pretendemos salientar aspectos culturais e gastronómicos do concelho. Estiveram presentes, nomeadamente, a Presidente da Câmara Municipal, Sra. Irene Barata, e o Presidente da Assembleia Municipal, General Narciso Mendes Dias.
O Concelho de Vila de Rei foi criado em 19 de Setembro de 1285, por Foral do Rei D. Dinis. Do seu património histórico-cultural, destaca-se o Castro de S. Miguel, a Igreja da Misericórdia, a Ponte dos Três Concelhos, as Conheiras, o Museu Municipal e o Museu de Geodésia.
A inauguração duma exposição das obras vencedoras do concurso de pintura e desenho “Traços de Vila de Rei” desde 2007 até ao presente ano, deu início ao Dia de Vila de Rei na CCS.
Seguiu-se a Palestra "Personalidades de Vila de Rei", onde foram objecto de alocução três importantes “filhos da terra”, a saber: o Padre José Aparício da Silva, José Cardoso Pires e António Gaspar.
O Prof. José Gaspar, Jornalista em Funções no Jornal Expresso do Pinhal, foi o convidado escolhido para nos falar do Padre José Aparício da Silva, da Companhia de Jesus. Na sua brilhante alocução ficámos a saber o importante papel que o Padre Aparício teve para a Irmã Lúcia, tendo sido seu confessor. Veio a falecer no Brasil, em 21 de Maio de 1966.
Edite Cardoso Pires, viúva do escritor José Cardoso Pires, falou-nos do homem enquanto pai, marido e amigo, numa versão intimista e muito interessante, pois permitiu-nos ficar a conhecer melhor Cardoso Pires, escritor reconhecido além fronteiras.
Para nos falar de António Gaspar, antigo Presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei, tivemos a honra de poder contar com a intervenção do Professor Alberto Barata, também ele ex-Presidente da referida Assembleia, que ainda o conheceu pessoalmente e que nos falou do seu percurso de vida e participação cívica.
O momento musical contou as actuações da Villa D’El Rei Tuna, nossa associada colectiva, e do Grupo de Concertinas “Rasga a Manta”, de cuja composição fazem parte alguns sócios da CCS, que animaram de forma brilhante o Dia de Vila de Rei na CCS e aos quais agradecemos publicamente.
Esta iniciativa fechou com chave de ouro, com um magnífico lanche oferecido pela Autarquia e composto por produtos de Vila de Rei, que fizeram as delícias dos presentes.
—————