06/11/2015 00:33
D. Nuno Álvares Pereira nasceu há 655 anos
D. Nuno Álvares Pereira, Patrono da Casa da Comarca da Sertã, também conhecido por Nun’ Álvares, nasceu há 655 anos e a sua festa litúrgica, como São Nuno de Santa Maria, realiza-se a 6 de Novembro.
Ao que tudo indica nasceu no Paço do Bonjardim, na freguesia de Cernache do Bonjardim, concelho de Sertã, em 24 de Junho de 1360, sendo filho natural do Prior do Hospital, D. Álvaro Gonçalves Pereira, e de Iria Gonçalves do Carvalhal.
Herói militar, foi graças à sua determinação e empenho que Portugal venceu a Batalha de Aljubarrota, em 14 de Agosto de 1385, facto decisivo para manter a independência de Portugal face a Espanha e consolidando, assim, D. João I, Mestre de Avis, no trono. Em 15 de Agosto de 1423, depois de se despojar de todos os seus bens, recolheu-se ao Convento do Carmo, que havia mandado construir, adoptando o nome de Nuno de Santa Maria. Faleceu no dia 1 de Novembro de 1431 com fama de santidade, sendo ainda em vida conhecido popularmente por Santo Condestável.
Imortalizado por Luís de Camões n’ Os Lusíadas, foi beatificado a 23 de Janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV. Canonizado pelo Papa Bento XVI, no dia 26 de Abril de 2009, foi evocado pela Casa da Comarca da Sertã numa sessão realizada no dia 18 de Setembro de 2010, a propósito dos 650 anos do seu nascimento e no âmbito da qual foi produzida uma medalha em bronze. Designada “S. Nuno de Santa Maria – O Guerreiro e o Santo", a referida sessão teve por oradores Frei Agostinho Marques de Castro, Superior Maior da Ordem do Carmo, o Prof. Doutor Aires do Nascimento, autor do livro "Nuno de Santa Maria - Fragmentos de Memória Persistente", D. Nuno de Bragança van Uden, em representação de S.A.R. o Senhor Dom Duarte de Bragança e o Dr. Fernando d' Abranches Correia da Silva, Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genealogia.
—————