01/11/2018 15:49

Congresso Internacional «Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, sj»

A realizar entre 2 e 6 de Novembro, em Lisboa e na Sertã, este congresso irá evocar e destacar a Vida e a Obra deste intérprete dos grandes temas da contemporaneidade, sempre em diálogo com as grandes linhas da cultura clássica, bem como celebrar o seu centenário de nascimento, revelando a atualidade do pensamento antunesiano para os debates fundamentais dos nossos dias.

Ilustre jesuíta e director da Revista Brotéria, reputado professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e antigo s, o Padre Manuel Antunes, considerado um Pedagogo da Democracia, perfilou-se como uma figura-chave no panorama cultural português do século XX.

O Congresso Internacional «Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, sj» é uma iniciativa da Câmara Municipal da Sertã e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria, nomeadamente, com  o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), contando ainda com a associação de diversas instituições científicas e culturais, nacionais e internacionais, entre as quais a Casa da Comarca da Sertã.

A sessão de abertura terá lugar no Palácio de S. Bento,  na Sala do Senado, pelas 14 horas do dia 2 de Novembro. No dia seguinte, pela manhã, os trabalhos terão continuidade na Câmara Municipal da Sertã, local onde se desenrolarão até domingo. Na segunda-feira e de regresso a Lisboa, o Congresso Internacional «Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, sj» terá continuidade na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditórios 2 e 3, e Sala 1), local onde terá lugar a sessão de encerramento.

Programa completo disponível em https://centenariopadremanuelantunesj.pt/pt/o-congresso-programa/.

 

 

—————

Retroceder