Colóquio Internacional sobre Padre António de Andrade
No âmbito das comemorações dos 400 Anos do descobrimento do Tibete pelo Padre António de Andrade, o Município de Oleiros promoveu nos dias 9 e 10 de Novembro o Colóquio Internacional “Um Oleirense no Tecto do Mundo”.
Após a visualização do filme promocional de Oleiros, que tem como protagonista o Padre António de Andrade, teve início o primeiro painel de oradores, composto por Marco Serote Roos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa), Maria de Deus Manso (Universidade de Évora) e pelo Padre Jesuíta António Júlio Trigueiros (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
Na sessão de abertura, o Presidente do Município de Oleiros, Miguel Marques, destacou o papel pioneiro do Padre António de Andrade no contacto entre a Europa e o Tibete, considerando o feito comparável à descoberta do caminho marítimo para a Índia.
O Colóquio contou ainda com as intervenções de Maria João Pereira Coutinho (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Pedro Teixeira da Mota (Investigador Independente/Orientalista), António Graça de Abreu (Universidade de Aveiro) e Stefan Halikowsky Smith (KU Leuven, Bélgica).
A iniciativa teve lugar no Multiusos das Devesas Altas, na Vila de Oleiros, com moderação a cargo de Joaquim Magalhães de Castro, autor do livro “Viagem ao Tecto do Mundo”, viajante e investigador da História da Expansão Portuguesa, tendo a Casa da Comarca da Sertã marcado presença através de Pedro Fernandes.
—————