Cardoso Pires na Tertúlia de Outubro
No final da tarde do dia 23 de Outubro, a Casa da Comarca da Sertã recebeu a 6ª edição deste ano das tertúlias literárias, no âmbito da qual foi relembrando José Cardoso Pires, dando início às comemorações do centenário do seu nascimento.
A iniciativa teve por objectivo destacar a obra literária de Cardoso Pires, escritor de relevo no panorama literário português, natural de São João do Peso, Vila de Rei. Coordenada por Isabel Olivença, a sessão abordou também aspectos da sua vida privada, tendo contado com a presença e testemunhos de Ana Cardoso Pires, sua filha.
As principais obras em análise foram “O Delfim” (1968), “Dinossauro Excelentíssimo” (1972), “Balada da Praia dos Cães” (1982) e “Integrado Marginal, Biografia de José Cardoso Pires”, da autoria de Bruno Vieira Amaral, tendo a sessão encerrado com um Porto de Honra.
Nascido a 2 de Outubro de 2025, José Augusto Neves Cardoso Pires foi muito cedo para Lisboa com os pais, José António Neves, natural de São João do Peso, Vila de Rei, Oficial da Marinha Mercante, e Maria Sofia Cardoso Pires, natural de Cardigos, em Mação, dona de casa.
A propósito dos 10 anos da sua morte, ocorrida a 26 de Outubro de 1998, a Casa da Comarca da Sertã organizou a palestra "Cardoso Pires, uma Década Depois", que se realizou a 22 de Outubro de 2008 e que contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila de Rei.
Em Vila de Rei o seu nome foi atribuído à Biblioteca Municipal, inaugurada a 26 de Outubro de 2008 pela Presidente do Município, Maria Irene Barata, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
—————