Casa Atelier Tullio Victorino abre ao público
O Atelier do Pintor Túlio Victorino, em Cernache do Bonjardim, foi alvo de cuidada recuperação e adaptação do espaço (interior e exterior), obra promovida pela Camara Municipal da Sertã e pela União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, tendo aberto ao público a 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus.
Na cerimónia de inauguração da Casa Atelier Tullio Victorino usaram da palavra o Presidente da Camara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, o Presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes, João Paulo Queiroz; Alberto Martins, em representação da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais; e Elaine Almeida, que está a desenvolver a sua tese de Doutoramento sobre a vida e obra de Tullio Victorino.
O levantamento da Obra do Pintor, que se encontra muito dispersa, está a ser realizado feito por Elaine Almeida, e conta já com cerca 1400 obras referenciadas, nomeadamente o quadro de D. Nuno Álvares Pereira, Patrono da Casa da Comarca da Sertã, tela pintada no início dos anos 50 do século passado.
Em representação da família do Pintor, esteve presente o seu neto João Pedro Victorino, filho do também pintor Tito Victorino. Presentes diversas entiidades e convidados, a Casa da Comarca da Sertã marcou presença através de Fernando Marçal, representante da Sertã no Conselho Regional, bem como de Celso Matias da Silva, ex-Presidente da Direcção.
—————