Almoço evocativo de Cardoso Pires
A Casa da Comarca da Sertã foi palco de um almoço literário evocativo de José Cardoso Pires no dia 22 de Fevereiro, dando continuidade às comemorações do centenário do seu nascimento.
Após as boas-vindas pelo Presidente da Direcção, que destacou a obra de Cardoso Pires, escritor de relevo no panorama literário português, natural de São João do Peso, Vila de Rei, seguiu-se uma conversa informal com Edite Pereira, sua viúva, revelando aspetos essenciais da obra de José Cardoso Pires. Luís Farinha, historiador, autor do livro “Sipote uma aldeia do Pinhal. Memória do tempo comunitário” e membro do Conselho Fiscal da Casa da Comarca da Sertã, conduziu a conversa, no âmbito da qual diversos associados tiveram oportunidade de colocar questões.
Nascido a 2 de Outubro de 1925, José Augusto Neves Cardoso Pires escreveu “O Delfim” (1968), “Dinossauro Excelentíssimo” (1972) e “Balada da Praia dos Cães” (1982), entre muitos outros livros, tendo falecido em Lisboa, a 26 de Outubro de 1998.
Marcaram presença Pedro Costa Pinto, representante de Vila de Rei no Conselho Regional, bem como os representantes de Oleiros e da Sertã, Armindo Ramos e Fernando Marçal, Manuel Vidigal Amaro, do Conselho Fiscal, e Alda Barata Salgueiro, da Mesa da Assembleia-Geral, tendo a ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa sido representada por Fernando Mendes, Vice-Presidente da Direcção.
—————