8º Aniversário do Terreiro do Gaiteiro
O 8º aniversário do Terreiro do Gaiteiro foi assinalado na Casa da Comarca da Sertã no dia 4 de Março, tendo por convidados especiais a Orquestra de Foles e os Gambozinos.
Durante a tarde realizaram-se oficinas de gaita-de-foles (repertório de Joaquim Carriço), a cargo de Sérgio Castanheira, de manutençao das percussões tradicionais, a cargo de Afonso Passos e Tiago Vilela, bem como de flauta de tamborileiro, a cargo de Carlos Abrunheiro.
Tal como acontece desde 6 de Março de 2009, a 70ª edição teve entrada gratuita e foi aberta ao público em geral. A iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e, tal como nos anteriores aniversários, as actuações musicais prolongaram-se noite dentro, em ambiente de sã convivência e partilha de experiências.
Como forma de dinamizar a música tradicional portuguesa e a sua prática regular, o Terreiro do Gaiteiro foi idealizado por Diogo Leal, Gustavo Portela e Pedro Almeida, o primeiro dos quais é sócio da Casa da Comarca da Sertã e foi responsável pelas aulas de flauta de tamborileiro que a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles ministrou na nossa Sede.
Cada edição é previamente divulgada através da página do Facebook da Casa (Casa Comarca Sertã) e/ou do Terreiro (Terreiro do Gaiteiro).
—————