72º Aniversário da Casa da Comarca da Sertã
A Casa da Comarca da Sertã festejou o 72º aniversário da sua fundação no dia 26 de Maio, ocasião escolhida para uma visita oficial da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa ao município de Vila de Rei.
Tal como habitualmente, o ponto de encontro foi a Praça de Espanha, de onde saíram diversos sócios, seus familiares e amigos, a Presidente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa e também da Casa Regional de Ferreira do Zêzere, bem como representantes das Casas da Comarca de Arganil, do Concelho de Alvaiázere, do Concelho de Gouveia, do Concelho de Pampilhosa da Serra, do Concelho de Penacova, do Concelho de Tondela e dos Tabuenses.
Após breve paragem na área de serviço de Santarém, rumou-se aos Paços do Concelho de Vila de Rei, onde já diversos convidados aguardavam a comitiva vinda de Lisboa, recebida pelo Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei. No Salão Nobre da Autarquia, o Vice-Presidente da edilidade dirigiu aos presentes uma saudação de boas-vindas. Seguiu-se a troca de lembranças entre as Casas Regionais presentes e a Câmara Municipal de Vila de Rei, com intervenções por parte da Presidente da Direcção da ACRL, da Conselheira Regional por Vila de Rei e do Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, que agradeceu o apoio da Autarquia às celebrações de mais um aniversário. De seguida, os participantes dirigiram-se para a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, onde foi inaugurada uma exposição de fotografia da autoria do fotojornalista Arlindo Homem, a qual teve o apoio da Casa da Comarca da Sertã e foi comissariada por João Nuno Reis, Secretário da Direcção.
A sala principal do Hotel de Vila de Rei foi o local escolhido para o almoço, a que compareceram o Vice-Presidente do Município de Vila de Rei, o Chefe de Gabinete do Presidente do Município de Oleiros e o Adjunto do Presidente do Município da Sertã. Na ocasião, o Presidente da Direcção homenageou os sócios Manuel Agostinho Santos e José Cândido Nunes Santos com o emblema de 50 anos de associado e os sócios Cristina Maria Santos Caetano e Paulo Nogueira Manso com o emblema de 25 Anos de associado. A concluir as homenagens, o Presidente da Direcção entregou o diploma de sócio honorário a José Paulo Barata Farinha, ex-Presidente do Município da Sertã, e a Jaime Amaro Mendes Barata, sócio desde 1972 e que integrou os Corpos Sociais em diversos mandatos. Seguiram-se os parabéns à Casa pelos 72 anos a promover a região e as suas gentes, com acompanhamento musical do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei.
Marcaram presença, nomeadamente, o Presidente do Conselho Fiscal, Fernando Carvalho, os ex-Presidentes da Direcção Manuel Luís Farinha, actual representante da Sertã no Conselho Regional, e Irene Cardoso, actual representante de Proença-a-Nova no Conselho Regional, os Conselheiros Regionais por Oleiros e Vila de Rei, respectivamente Armindo Augusto Ramos e Maria João Costa Pinto, bem como representantes da Liga dos Amigos da Freguesia de Amieira, da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro” e da União Regional da Freguesia do Sobral.
Dando continuidade ao programa preparado pela Casa com a Autarquia, o grupo dirigiu-se à Aldeia de Xisto de Água Formosa e posteriormente ao Centro Geodésico e Museu de Geodesia, guiados por Leonor Lameira do Município de Vila de Rei. A concluir as visitas, o grupo foi recebido pela Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei e ex-Presidente do Município de Vila de Rei, Maria Irene Barata, no recém-inaugurado Centro Geriátrico de Nossa Senhora da Esperança. Após breves palavras de boas-vindas, o Presidente da Direcção entregou à Provedora o diploma de sócio honorário da Casa da Comarca da Sertã. A convite da Casa, seguiu-se uma actuação do Grupo de Cantares A Bela Serrana, muito aplaudida por todos, terminando as festividades com um excelente lanche disponibilizado pela Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei e no âmbito do qual o Grupo de Vozes Tradicionais Femininas da Casa da Comarca da Sertã fez uma pequena apresentação, antecedendo o regresso a Lisboa.
—————