23/05/2014 12:34
68º Aniversário da Casa da Comarca da Sertã
A Casa da Comarca da Sertã festejou o 68º aniversário com um passeio a Vila de Rei, no passado dia 17 de Maio.
A festa começou logo pela manhã com a saída da Praça de Espanha de dois autocarros, um para sócios, seus familiares e amigos e outro mais pequeno para os representantes da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa - e das Casas da Comarca de Arganil, do Concelho de Alvaiázere, do Concelho de Castanheira de Pêra, do Concelho da Covilhã, do Concelho de Pampilhosa da Serra, do Concelho de Penacova, do Concelho de Tondela, dos Tabuenses, Regional de Ferreira do Zêzere e Liga dos Amigos do Concelho de Valença. A área de serviço de Santarém foi o local escolhido para uma breve paragem, tendo sido servido um pequeno-almoço surpresa.
Chegados a Vila de Rei, onde já diversos convidados aguardavam a comitiva, seguiu-se uma recepção no Salão Nobre da Autarquia pelo novo Presidente da edilidade, Dr. Ricardo Aires, que dirigiu aos presentes umas breves palavras, oferecendo ao Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã uma réplica em miniatura do Centro Geodésico de Portugal. Seguiram-se as intervenções dos Presidentes da Direcção e da Assembleia Geral da Casa da Comarca da Sertã, agradecendo a amabilidade da Autarquia, bem como da Vice-Presidente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa -, após o que cada Casa Regional presente entregou uma lembrança ao Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei.
A Albergaria D. Dinis , propriedade do município vilarregense, foi o local escolhido para o almoço, que reuniu cerca de centena e meia de convivas e no qual usaram da palavra o Presidente da Direcção, Pedro Amaro, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Paulo César Luís, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros , Victor Antunes, e a Vereadora Helena Mendonça , em representação do município de Proença-a-Nova, sendo as intervenções encerradas pelo Presidente da Assembleia-Geral. Na ocasião, os sócios Clementina Mendes de Oliveira e José Ribeiro Farinha receberam o emblema de 50 anos de associado das mãos dos representantes do município de Oleiros e de Proença-a-Nova, respectivamente, tendo o sócio José Luís Lourenço recebido o emblema de 25 anos de associado das mãos do Presidente da Assembleia-Geral da Casa.
Marcaram presença, nomeadamente, os antigos Presidentes da Direcção Martinho Mendes de Oliveira, actual Presidente do Conselho Fiscal, Celso Matias da Silva, Adelaide Canas, actual Secretária da Assembleia-Geral, e Irene Cardoso, actual representante de Proença-a-Nova no Conselho Regional, para além dos representantes dos municípios da Sertã e de Vila de Rei no Conselho Regional, respectivamente Virgílio da Costa Silva e Alberto da Silva Barata, e dirigentes do Grupo de Amigos da Freguesia da Madeirã, da Liga de Amigos da Freguesia de Amieira, da Liga dos Amigos da Freguesia de Isna, da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro” e da União Regional da Freguesia do Sobral.
No fim do almoço e antecedendo as visitas guiadas a diversos locais de interesse do município, teve lugar uma pequena actuação do acordeonista e organista Gonçalo Barata e suas bailarinas, a qual foi muito aplaudida pelos presentes, alguns dos quais aproveitaram a oportunidade para dançar. Ainda na Albergaria D. Dinis , foi apresentada uma exposição de fotografias cujo tema é a reportagem fotográfica duma excursão da Casa da Comarca da Sertã a Vila de Rei, há 64 anos atrás, no dia 23 de Julho de 1950. Esta exposição vai, em breve, ser exposta no Salão Nobre da Casa da Comarcã da Sertã.
Dando continuidade ao programa, Carlos Luís, o técnico de turismo destacado pela autarquia para acompanhar as visitas, conduziu os participantes ao centro da Vila, onde o grupo visitou a Igreja da Misericórdia, recentemente alvo dum restauro profundo, e o recém-inaugurado Museu do Fogo e da Resina, assinalando-se, assim, por antecipação, o Dia Internacional dos Museus. Saindo de Vila de Rei, seguiu-se uma visita ao Centro Geodésico de Portugal e ao Museu de Geodesia, no Picoto da Melriça, local privilegiado para desfrutar a paisagem envolvente. Já na freguesia de Fundada (distando cerca de uma dezena de quilómetros de Vila de Rei), seguiu-se uma visita ao Museu Escola da Fundada, que recria uma antiga sala de aula do período do Estado Novo, e uma paragem em frente à casa que foi da família Xavier (a qual está a ser intervencionada pelo município para futuramente ser aberta ao público) e na qual nasceram o Patriarca das Índias, D. Mateus de Oliveira Xavier , e seu irmão o Monsenhor Sebastião de Oliveira Xavier.
Regressados à Vila, o grupo reuniu-se na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, onde foi recebido pela Villa D’ El Rei Tuna, cuja actuação foi muito aplaudida. Antecedendo o regresso a Lisboa, seguiu-se um lanche com produtos vilarregenses, no qual o acordeonista Gonçalo Barata e a Tuna cantaram os “parabéns” à Casa e à sócia Isabel Barata (que fazia anos nesse mesmo dia), tendo as diversas Casas Regionais presentes usado da palavra e entregue uma lembrança à Casa da Comarca da Sertã.
O regresso a Lisboa fez-se sem incidentes, sendo a opinião geral de se ter tratado de um dia bem preenchido e bem passado.
—————