20/07/2015 11:15
5ª edição do Festival de Gastronomia do Maranho
Chegou ao fim mais uma edição do Festival de Gastronomia do Maranho, iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Sertã e que contou com a participação das Juntas de Freguesia do concelho, bem como de diversas associações que desenvolvem a sua acção em prol do município, nomeadamente a Casa da Comarca da Sertã, que participou pela terceira vez consecutiva.
Inaugurado por José Farinha Nunes, Presidente do Município da Sertã, e pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Engº Jorge Moreira da Silva, na presença, nomeadamente, dos Presidentes dos Municípios de Oleiros e de Vila de Rei, a Alameda da Carvalha recebeu entre 16 e 19 de Julho mais uma edição deste festival de gastronomia que é já uma referência a nível nacional.
No nosso espaço expositivo, gentilmente cedido pela Câmara Municipal e pelo qual passaram diversos sócios da Casa, esteve em destaque uma tela da autoria do sócio Fernando Marçal, natural da Sertã, tendo sido disponibilizados materiais promocionais dos concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, bem como diversas obras literárias, entre as quais destacamos “A Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova”, “Sertanense: 75 Anos de História” e “Vilar dos Condes - A terra e a sua gente”, "Os Mendes Barata da Longra", "Nuno de Santa Maria - Fragmentos de Memória Persistente" e "Villa d’El Rey".
O sócio Gonçalo Barata, acordeonista e organista com raízes familiares em Oleiros, actuou no sábado ao final da tarde junto ao stand da Casa da Comarca da Sertã, promovendo o seu mais recente CD de música popular, intitulado "Apalpa ali, apalpa ali". No domingo, dia do encerramento do certame, o Hotel de Santa Margarida, associado colectivo da Casa da Comarca, realizou no mesmo local uma degustação de cabrito estonado, produto típico do município de Oleiros, acção que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Sertã.
O serviço oficial de restauração do Festival (Maranhos, Bucho e Sopa de Peixe Dona Helena) esteve a cargo da empresa Santos & Marçal, associado colectivo da Casa da Comarca da Sertã, tendo a Confraria do Leitão da Bairrada participado a convite do município da Sertã. Também a empresa Carnes Simões, do sócio da Casa da Comarca da Sertã António Simões, marcou presença com um expositor. Do extenso programa musical, destacamos naturalmente o concerto de encerramento, a cargo dos sertaginenses PopXula.
—————