A Quinta da Memória em Odivelas
Realizou-se hoje, nos Paços do Concelho de Odivelas, uma conferência subordinada ao título "A QUINTA DA MEMÓRIA - Reflexões genealógicas ao seu redor”, em que Fernando d’ Abranches Correia da Silva, Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genelogia (APG), abordou os temas "O Arcebispo Dom Rodrigo de Moura Teles: Um primaz entre arcebispos e patriarcas” e “A Quinta da Memória: D’el-Rei Dom Dinis à Beata Maria Clara do Menino-Jesus”.
A referida conferência, realizada no âmbito da comemoração dos 25 anos da APG, contou ainda com a intervenção de José Carlos L. Soares Machado, Presidente da Direcção da APG, com raízes familiares na freguesia do Sobral (município de Oleiros), com moderação a cargo de Nuno M. Barata-Figueira, Director da APG e Vice-Presidente da Casa da Comarca da Sertã. Seguiu-se uma visita ao Mosteiro onde está sepultado o Rei D. Dinis, monarca a que o municipio de Vila de Rei se encontra umbilicalmente ligado.
Os Paços do Concelho de Odivelas localizam-se em pleno centro histórico do município, na Quinta da Memória, que pertenceu ao Arcebispo Dom Rodrigo de Moura Teles, Arcebispo de Braga e Primaz de Espanha, nascido a 26 de Janeiro de 1644 e falecido a 4 de Setembro de 1728, filho de Dom Nuno de Mendoça, 2º conde de Vale de Reis. À família de Dom Rodrigo de Moura Telles pertencia também a Beata Maria Clara do Menino-Jesus (Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque, nascida na Amadora, a 15 de Junho de 1843 e falecida em Lisboa, a 1 de Dezembro de 1899, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, sendo descendente duma irmã de Dom Rodrigo de Moura Telles, Luisa Maria de Mendoça e Tavora , que casou com o 1º conde de Santiago de Beduído.
Marcaram presença, nomeadamente, Filipe de Mendoça (Loulé), actual Conde de Rio Grande e, tal como Dom Rodrigo de Moura Teles, membro da família dos Condes de Vale de Reis, Manuel Varges, ex-Presidente da Câmara Muncipal de Odivelas, bem como Pedro Amaro, Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã.
—————