78º Aniversário da Casa da Comarca da Sertã
A Casa da Comarca da Sertã celebrou o 78º aniversário da sua fundação com um passeio ao Município da Sertã no dia 1 de Junho, tendo as festividades reunido cerca de uma centena de pessoas, entre as quais os Deputados Liliana Reis e Carlos Reis.
O programa teve início com a recepção oficial nos Paços do Concelho, na Sala da Assembleia Municipal, pelo Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Dr. Carlos Miranda. A sessão contou com a presença de membros do executivo, Autarcas e Deputados Municipais, bem como o Vereador Filipe Bártolo da Câmara Municipal de Oleiros e na ocasião foram trocadas lembranças entre o Município, a Casa da Comarca da Sertã, a ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa e as casas regionais presentes. Terminada a recepção oficial, seguiu-se uma breve actuação do Grupo de Bombos do GAIO (Orvalho) em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
O Restaurante Ponte Velha, no centro da Vila da Sertã, foi o local escolhido para o almoço, que contou com a presença dos Deputados Liliana Reis e Carlos Reis, do Presidente da Câmara Municipal de Sertã e demais membros do executivo, bem como do Presidente da Assembleia Municipal da Sertã, da Presidente da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, de Filipe Bártolo, Vereador da Câmara Municipal de Oleiros, e de Elísio Chaves, Presidente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa.
Usaram da palavra a Presidente da Assembleia-Geral e o Presidente da Direcção, que agradeceram a presença dos associados e entidades presentes, bem como a Deputada Liliana Reis e o Vereador Filipe Bártolo da Câmara Municipal de Oleiros, tendo os discursos encerrado com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Sertã. No âmbito das intervenções, Pedro Fernandes, sócio da Casa da Comarca da Sertã e Doutorando da Universidade de Coimbra, realizou uma breve apresentação sobre o artigo científico “Contributo da coletividade Casa da Comarca da Sertã na dinamização e divulgação dos territórios que representa”, que publicou na revista “O Ideário Patrimonial”, do Centro Transdisciplinar das Arqueologias do Instituto Politécnico de Tomar.
Foi salientado o papel desempenhado pelos Corpos Sociais desde a fundação da Casa, tendo o Presidente da Direcção dado nota pública dos sócios que completaram 25 e 50 anos de associado. Na ocasião, o sócio António Filipe recebeu o emblema de 50 Anos das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Sertã.
Marcaram presença o Presidente do Conselho Fiscal da Casa, Fernando Carvalho, os Conselheiros Regionais Proença-a-Nova, Oleiros e Sertã, respectivamente Fernando Lima Antunes, Armindo Augusto Ramos e Fernando Marçal, bem como os ex-Presidentes da Direcção Celso Matias da Silva e Maria Adelaide Canas, e representantes da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro”, da Liga dos Amigos da Freguesia de Isna e da União Regional da Freguesia do Sobral.
Após o almoço, seguiram-se as visitas culturais, guiadas por Dória Vitória do Turismo do Município da Sertã. Primeiro à Casa Atelier Tullio Victorino, em Cernache do Bonjardim, que foi alvo de cuidada recuperação e adaptação pelo Município da Sertã, visita antecedida por nova actuação do Grupo de Bombos do Orvalho, e depois à Igreja Paroquial do Nesperal, onde foi possível admirar a emblemática pintura de D. Nuno Alvares Pereira, capa do livro “Arte por Terras de Nun'Álvares. Pintores e obras dos séculos XVI a XVIII na Sertã e em Proença-a-Nova”.
Terminadas as visitas, o grupo regressou ao Restaurante Ponte Velha para um lanche de despedida proporcionado pela Casa da Comarca da Sertã, antecedendo o regresso a Lisboa, no âmbito da qual se cantaram os parabéns e se partiu o bolo de aniversário, amavelmente oferecido pela Santos & Marçal.
—————