24/11/2024 10:30

2ª edição das Tertúlias «Repensar Portugal»

Depois do sucesso registado na 1ª edição, o Cineteatro Tasso, no centro da Vila da Sertã, recebeu no dia 9 de Novembro a 2ª edição das Tertúlias «Repensar Portugal», tendo a Casa da Comarca da Sertã marcado presença através de Sandra Figueiredo.

Organizadas pelo Município da Sertã, em parceria com a ADGTCP – Associação de Turismo e Cultura, estas Tertúlias tiveram como objectivo “discutir e refletir o modelo de futuro que queremos para Portugal, mas também para a região em que estamos inseridos. Faze-lo a partir da Sertã permite olhar para este território e pensá-lo. Só assim, será possível uma verdadeira radiografia, que comece num plano mais micro e que depois derive para a visão macro do país”, sublinhou Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã.

A presente edição dividiu-se em três painéis, intitulados “Repensar a cultura a partir do interior”, “A música oferece à alma uma verdadeira cultura” e “Onde deve radicar a política cultural?”. Com moderação a cargo de Mário Correia, o 1º Painel contou com a participação do cineasta Adriano Mendes, da artista plástica Margarida Girão e do escritor Pedro Ferrão. O 2º Painel foi moderado por Rui Lopes, associado da Casa da Comarca da Sertã, e contou com a participação de Mário Correia (musicólogo e divulgador) e de Miguel Carvalhinho (músico e investigador). Moderado por Hélder Ferreira, o 3º Painel contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Sertã, de Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, e de Vítor Serrão, professor e historiador.

A encerrar o programa oficial desta edição, teve lugar na Casa da Cultura da Sertã, pelas 21 horas, o espetáculo «Tradição Contemporânea». Com a participação de Miguel Calhaz, Luísa Vieira, Marco Figueiredo, Patrícia Domingues, Idalina Gameiro e Lídia Carolina, foram interpretadas músicas tradicionais da Beira Baixa, incluindo temas tradicionais do concelho da Sertã.

—————

Retroceder